Mais uma vez a investigação “made in África” foi premiada. Em menos de um ano, esta é a segunda distinção que a CENOZO recebe de uma organização americana. Agora foi a Society Advancing Business Editing and Writing que inclui Cenozo na lista dos Melhores do Negócio (Best in Business (BIB) Awards).

O projecto West África Leaks( colaboração entre Cenozo, Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) e onze medias da África Ocidental) venceu na categoria projecto internacional.  A primeira distinção chegaria entretanto no ano passado quando Cenozo foi louvado pelas boas práticas de jornalismo investigativo, atribuído pela National Association of Black Journalists também dos EUA.

A prova disso, é a recente publicação de mais de uma quinzena de investigações bombásticas que agora chegam a outros continentes - América e Europa - graças a sua tradução em cinco línguas: além do francês, inglês, português, espanhol e também italiano.

Distinções que chegam em boa hora uma vez que o projecto West Africa Leaks comemora em Maio deste ano, um ano exacto após a publicação das 16 investigações no seu site na internet que, para além de terem “sacudido” os países visados e a região, também colocaram África no centro das atenções a nível internacional. Por outro lado, esses prémios enaltecem o trabalho que Cenozo, sua equipa e parceiros têm feito na vanguarda da investigação no continente africano. A prova disso, é a recente publicação de mais de uma quinzena de investigações bombásticas que agora chegam a outros continentes - América e Europa - graças a sua tradução em cinco línguas: além do francês, inglês, português, espanhol e também italiano.

Quem é a Society Advancing Business Editing and Writing (SABEW)

A Society Advancing Business Editing and Writing (SABEW) é uma organização americana independente e sem fins lucrativos sedeada na Escola de Jornalismo e Comunicação de Massa Walter Cronkite da Universidade Estadual do Arizona, no centro de Phoenix. Hoje, seus mais de 3000 membros são da América do Norte e de vários países: 2.637 membros institucionais de 132 veículos de comunicação, 51 membros institucionais de seis instituições académicas, 175 membros jornalistas, 135 membros estudantes e 12 membros associados.

Como parte de sua missão educacional, a SABEW patrocina uma convenção anual e uma conferência especializada em relatórios. Também é esta entidade quem organiza anualmente a competição BIB Awards que premeia os melhores do jornalismo empresarial. Este ano, o evento contou com 79 categorias, entre eles, inovação, projecto internacional, inquérito, notícias de última hora, áudio e vídeo, finanças, economia, média/ entretenimento, jornalismo estudantil, viagens, etc. Também foi atribuído menções honrosas a alguns jornais internacionais, entre eles, o The New York Times e The Guardian (categoria grande investigação).